
O requerimento para a realização do evento foi apresentado pelo vereador Conrado Luciano Baptista à Câmara Municipal e aprovado por unanimidade. A mesma casa já havia divulgado uma Moção de Congratulação e Apoio ao Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG em agosto de 2017 (foto), por conta da criação dos primeiros cursos superiores públicos e gratuitos oferecidos presencialmente no município (Licenciatura em Matemática e Engenharia Ferroviária e Metroviária).
A mesa de honra da audiência pública será composta pelo reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz de Oliveira, o diretor do Ensino, Benedito Carvalho, a representante dos servidores, a auxiliar em Administração Mariana Rodrigues, e a representante dos discentes, a ex-aluna do curso técnico em Transporte Ferroviário (atual Manutenção de Sistemas Metroferroviários) Maria Regina Novais. Estão previstas falas dos cinco componentes da mesa, que apresentarão suas perspectivas sobre o IF.
Inaugurado em 25 de fevereiro de 2010, o Campus Santos Dumont chega ao décimo ano de sua existência em franca expansão. Com a criação da Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, são agora quatro modalidades oferecidas. A unidade oferta, além da pós-graduação lato sensu, dois cursos de graduação, sete cursos técnicos concomitantes ou subsequentes (Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Mecânica e Transporte de Cargas) e dois técnicos integrados ao Ensino Médio (Eletrotécnica e Mecânica).
O IF Sudeste MG completou dez anos de sua criação em 29 de dezembro de 2018. Atualmente, dez campi integram a instituição: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. A Reitoria está sediada em Juiz de Fora.