Imprimir

Empresa júnior antecipa experiências práticas para alunos de Engenharia Ferroviária e Metroviária

 
 
Apesar de a primeira turma do curso ter iniciado os estudos há menos de um ano, a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont já tem uma empresa júnior. Idealizada pelos alunos que agora estão no segundo período do curso, a Evidência Jr. tem toda a documentação encaminhada para seu registro e já conta com uma diretoria. Uma empresa deste tipo é formada por estudantes de curso superior ou técnico, tem finalidade educacional – não lucrativa – e é regulamentada por uma legislação específica: a Lei 13.267/2016.
 
Assessorada pelos professores da Engenharia, a Evidência Jr. iniciou o planejamento para a oferta de minicursos nas áreas de Segurança do Trabalho e produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, ambas de grande interesse para estudantes de cursos técnicos do IF Sudeste MG. No entanto, a ideia claramente é se especializar em setor ferroviário.
 
“Futuramente, à medida que vamos caminhando e adquirindo conhecimento, a perspectiva é fornecer serviços e realizar estudos, elaborar diagnósticos, relatórios e projetos em várias áreas da Ferrovia”, comentou o diretor-presidente da Evidência Jr., o estudante Raphael Macedo. Motores de combustão interna, dinâmica ferroviária e metroviária, material rodante, veículos automotivos para manutenção e instalação de vias, sistemas mecânicos, projeto assistido por computador e sistemas eletroeletrônicos estão entre os assuntos nos quais a empresa pretende prestar serviços.
 
Os estudantes vêm arrecadando recursos para viabilizar o projeto a partir de eventos realizados no Instituto Federal. Os alunos estão em constante contato com os servidores do IF para garantir o melhor direcionamento para a empresa. “A participação dos docentes foi e ainda é essencial”, acrescentou Raphael, “e os professores Philipe Pacheco, Fernando Caneschi e Samuel Alves foram escolhidos pela diretoria e convidados a compor o conselho da administração da Evidência Jr.”.
 
Apesar de a empresa ainda não ter sido formalizada, o trabalho essencialmente começou há muito tempo. “Durante esse período as diretorias trabalham incessantemente, buscando conhecimento e fazendo contatos com empresas juniores de outras instituições de ensino, com a finalidade de sanar dúvidas e adquirir conhecimento de gestão e relacionamento para engrandecer ainda mais nossos objetivos”, concluiu o diretor-presidente.
 
Quer entrar em contato com a Evidência Jr.? Acesse as páginas no Facebook e no Instagram.
 
A Engenharia Ferroviária e Metroviária abre vagas no Processo Seletivo do IF Sudeste MG, que tem inscrições abertas até 9 de maio. Acesse www.ifsudestemg.edu.br.
 
Diretoria da Evidência Jr.:
Diretor-presidente, Raphael Eustáquio Macedo Nunes;
Diretora financeiro-administrativa, Carolina Sasso Ribeiro Mendes;
Diretor de Desenvolvimento, João Vitor Cavalcante;
Diretor de Recursos Humanos, Carlos Eduardo Gonçalves Ferreira Júnior;
Diretora de Comunicação e Marketing, Anny Carolinne de Paula Fioravante da Costa.